Estivemos no Festival ambiental de Berlim
30 de abr. de 2024
A nossa banca no Festival Ambiental de Berlim foi um sucesso. Fomos visitados lá por gente à beça no dia 28 de abril. Foi muito bom encontrar vocês! Agradecemos muito por tantas conversas instigantes!
“A floresta tropical é muito importante para a biodiversidade e para a totalidade da vida no nosso planeta”, disse-nos um de muitos dos visitantes da banca de “Salve a Floresta”. “Vocês são os únicos, no festival inteiro, que se ocupam da floresta tropical?”
Animado pelo nosso teste de conhecimentos sobre a floresta tropical, pela nossa faixa contra a devastadora exploração de níquel e a nossa revista Regenwald Report , o dia todo foi caracterizado por discussões bastante vivas de temas como Amazônia, biomassa, orangotangos ou transição energética.
Algumas de nossas visitas já conheciam “Salve a Floresta” e sabem bastante sobre os “rios voadores” da Amazônia, outros levantaram bastantes dúvidas sobre a “sustentabilidade” dos carros elétricos, para cuja produção se demanda quantidades enormes de matérias-primas. “As florestas não podem ser vistas como pura biomassa, transformando em usinas termoelétricas”, disseram, de plano, várias de nossas visitas. Outros, por sua vez, fizeram relatos de encontros excitantes com os nossos parentes mais próximos, os orangotangos.
Muitos interessados encontraram-nos pela primeira vez, e outros tantos sonham com a possibilidade de estar, ao menos uma vez na vida, em uma floresta tropical. Para nós, fica a alegria e a lembrança do encontro com tanta gente que se interessa e se engaja pelas florestas tropicais.
Dar voz à floresta tropical, - essa é a nossa tarefa. Queremos que ela seja conservada em toda a sua diversidade e exuberância. Como refúgio da biodiversidade, baluarte da crise climática e terra de milhões de pessoas. No entanto, as florestas estão em perigo e a desaparecer em velocidade rasante. Daí porque trabalhamos em conjunto com ambientalistas corajosas/os e engajadas/os em todo o globo.