Skip to main content
Pesquisa
Mão cortada de um gorila (© Karl Ammann)

Caça furtiva

A caça furtiva virou um grande problema em muitos países da África, América do Sul e da Ásia, já que muitas espécies vivem ali cujas partes do corpo geram grandes lucros no mercado negro. Formam-se cada vez mais grupos criminosos que matam animais de forma ilegal. Este crime organizado tem graves conseqüências para a biodiversidade

Nos países do Sul, a caça furtiva comercial tem aumentado fortemente nos últimos anos. As razões para isso são, sobretudo, o agravamento da pobreza, a demanda crescente de produtos animais e uma exploração de áreas de floresta anteriormente intocada que se realiza rapidamente. Muitas espécies viraram raras e a sua carne e certas partes do corpo estão muito procuradas no mercado negro. Por causa da caça furtiva, inúmeras espécies estão ameaçadas de extinção ou já se extinguiram, porque os caçadores não tomam em consideração nem o grau de perigo de extinção nem os períodos de repouso biológico e as quotas de captura.

Aqui podem ler mais sobre a caça furtiva e sobre a questão de quais os fatores responsáveis pelo aumento da caça furtiva e da extinção de tantas espécies animais.

Temas relacionados

Inscreva-se agora para receber nossa newsletter

Continue informada/o e alerta para proteger a floresta tropical: receba nossa newsletter!