Notícias e êxitos para as florestas tropicais
Informe-se sobre temas atuais acerca da floresta tropical e siga de perto os êxitos e as novidades na luta contra a destruição das florestas tropicais.
A tragédia no Parque Nacional Tanjung Puting
No Parque Nacional Tanjung Puting em Bornéu, as árvores gigantescas são abatidas para óleo de palma "sustentável". Leia a reportagem da Indonésia.
Serra Leoa: polícia atira sobre agricultores durante manifestação
Na Serra Leoa agentes de polícia atiraram ontem sobre agricultores e feriram várias pessoas que protestavam contra o roubo da sua terra ancestral.
Berlim: entrega de assinaturas contra a barragem de Murum na floresta tropical de Bornéu
Grupos ambientalistas e de direitos humanos de todo o mundo entregaram uma carta de protesto nas embaixadas da Malásia por causa da expulsão dos indígenas Penan.
Links recentes sobre temas ambientais
Aqui podem-se encontrar links (em inglês) sobre temas ambientais, por exemplo a proteção da floresta tropical, o roubo de terras e a caça furtiva.
Equador: governo encerra organização ambientalista e de direitos humanos Pachamama
A organização ambientalista e de direitos humanos Pachamama no Equador foi proibida pelo governo em 4 de Dezembro. Leia sobre esta medida repressiva.
Panamá: perito da ONU exige o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas
A convite da Salve a Selva, o relator da ONU James Anaya visitou a comunidade dos Ngöbe-Buglé que está ameaçada por um projeto hidrelétrico. Leia a reportagem.
Equador: nenhum interesse na exploração de petróleo na floresta tropical
Os protestos em todo o mundo e a pressão internacional obviamente tiveram efeito: por enquanto, a floresta amazônica do Equador vai ser poupada de novas perfurações
Brasil: desmatamento para o papa
Uma diocese católica no Brasil deixou cortar 334 árvores da mata virgem no Parque Estadual da Serra da Tiririca afim de gerar espaço para uma missa com o papa.
Em Sumatra as florestas estão ardendo – a UE ainda deita óleo sobre o fogo
Na Indonésia as florestas tropicais estão ardendo, sobretudo para o óleo de palma. Ao mesmo tempo, a Comissão Européia decidiu aumentar a quota de biocombustível.
Camarões: Governo pára abate de floresta tropical
A empresa Herakles Farms quer destruir 70 mil hectares de floresta tropical para o seu projeto enorme de óleo de palma. Agora as autoridades fizeram parar as atividades.
Congo: Primeiro êxito para gorilas-das-montanhas ameaçados
Depois de protestos internacionais a empresa petrolífera TOTAL foi a primeira em retirar-se do Parque Nacional Virunga, o espaço vital de gorilas-das-montanhas.
Grande êxito na Indonésia
Grande êxito para a população indígena na Indonésia: a organização AMAN conseguiu no tribunal que o Estado tem que respeitar os direitos à terra dos autóctones.
O perigo da engenharia genética
Nas terras agrícolas do mundo crescem cada vez mais culturas geneticamente modificadas. Elas foram feitas imunes contra o herbicida glifosato, que deve matar a erva daninha nas monoculturas. Mas há muito tempo, estas ervas já estão resistentes ao veneno – e o cocktail químico está sendo intensificado.
Ecologistas ao presidente equatoriano Correa: Salve a Floresta!
Prezado Senhor Presidente, as verdadeiras riquezas da região de Intag valem muito mais do que o cobre! Com cartazes, tendas de informação e grupos musicais a associação Intag e.V. e o grupo regional de Salve a Selva em Berlim saudaram o Presidente Rafael Correa na Universidade Técnica de Berlim
Morte de elefantes na Malásia: o governo esconde a causa
Obviamente o governo malaio esconde a causa da morte dos elefantes. No início do ano encontrou-se uma manada morta de 14 dos ameaçados elefantes pigmeus de Bornéu na floresta tropical de Sabah. O governo ordenou uma análise laboratorial das amostras de tecidos e órgãos mas dois meses depois ainda não foram apresentados nenhuns resultados.
Reconhecimento de terras indígenas dos Guarani
Depois de muitos protestos, uma área de 41.571 hectares ocupada por duas comunidades dos Guarani-Kaiowá foi reconhecida como terra indígena.
Havaí: Empresa de energia já não usa óleo de palma nas usinas elétricas
Depois de protestos da Salve a Selva e da Biofuelwatch, a maior empresa energética do Havaí acaba com a queima de óleo de palma depois de um período de teste
Faça uma doação e receba um certificado bonito
A partir de agora, Salve a Selva vai agradecer sua doação com um certificado em vários motivos à escolha. A partir de um valor doado de € 20/ R$ 50 podemos enviar-lhe seu certificado individual por e-mail (em formato PDF).
Peru: tentativas de intimidar defensores do ambiente em Cajamarca
O assédio a defensores da vida e da natureza já é sistemático em muitos países. Conheça o que está acontecendo nestes momentos no Peru a membros da organização GRUFIDES.