Reivindicação dos agricultores aos acionistas da Vale: Chega de explorar níquel em Tanamalia!

Faixa "Tirem da PT Vale Indonésia a concessão de exploração nos Montes Lumereo (Tanamalia)!" Tirem da PT Vale Indonésia a concessão de exploração nos Montes Lumereo (Tanamalia)! (© WALHI Sulsel) Quatro homens com o pôster "Salve a Floresta e as fontes de subsistência da população de Loeha Raya!" Salve a Floresta e as fontes de subsistência da população de Loeha Raya! (© WALHI Sulsel)

19 de abr. de 2024

Agricultores de Sulawesi protestaram em 19-04-2024 em Jakarta diante dos acionistas da Vale, quando ocorria a assembléia-geral dos acionistas. Eles são contra a exploração de níquel em Tanamalia, em Sulawesi do Sul, bem como contra a expansão das minas de níquel da Vale.

Na sexta-feira, dia 19 de abril de 2024, os pimenteiros das aldeias Loeha Raya e Ranteangin se fizeram ver na assembléia-geral extraordinária de acionistas da PT Vale Indonésia, que ocorreu no Hotel Alila, em Jakarta.

“Com a nossa ação, estamos querendo salvar a floresta tropical, as fontes de água e as condições de vida do povo de Loeha Raya. Viemos de Sulawesi do Sul para nos encontrar com os acionistas da PT Vale e transmitir a eles diretamente as reivindicações dos agricultores e das mulheres de Loeha Raya”, foi o que disse Ali Kamri, representante dos agricultores de Loeha Raya.

Na frente da sala da assembleia, os pimenteiros reivindicaram da PT Vale Indonésia e dos seus acionistas que eles parem de expandir a mina no Bloco de Tanamalia. Ademais, eles estão exigindo que as aldeias Loeha e Ranteangin sejam completamente retiradas da área de concessão.

“Desde 2022 estamos reivindicando que o Bloco de Tanamalia seja tirado da área de concessão da PT Vale Indonésia e que ela pare de ficar expandindo a área de exploração de níquel nas lavouras de pimenta e no ecossistema da floresta tropical em Loeha Raya”, assim disse Ali Kamri. Além disso, a comunidade já reclamou diversas vezes do governo o cancelamento da licença de exploração obtida pela PT Vale Indonésia.

“O governo precisa entender que não deve dar para a PT Vale Indonésia uma licença de exploração nas nossas lavouras, pois delas tiramos o nosso sustento. A nossa expectativa é até maior, pois queremos que o Presidente e os acionistas da PT Vale Indonésia parem de explorar completamente a concessão de mineração em Tanamalia, pois isso é econômica e ecologicamente muito prejudicial.”

O Bloco de Tanamalia, para onde a PT Vale Indonésia quer expandir a sua mina de níquel, seria terra produtiva e a principal fonte de subsistência de cinco aldeias. Se a PT Vale Indonésia destruir essa área, não apenas milhares de famílias de agricultores sofreriam as consequências, mas também dezenas de milhares de camponeses e comerciantes em Loeha Raya seriam reduzidos à pobreza e à miséria. É o que consta no comunicado à imprensa divulgado na ação.

A ação dos agricultores de Loeha diante da assembleia-geral extraordinária dos acionistas da Vale correu tranquila. Alguns dos acionistas presentes apoiaram e encorajaram Ali Kamri e outros agricultores.

A Aliança Sulawesi, que é parceira de “Salve a Floresta”, está apoiando a ação.

***************************************************************

Já faz anos que famílias de agricultores em Sulawesi estão oferecendo resistência contra a ampliação da mina de níquel da PT Vale Indonésia. Esta é uma subsidiária da gigante mineradora brasileira Vale. Eles não querem que as minas sejam exploradas no Bloco de Tanamalia, uma área no sul de Sulawesi. As minas de concessão da Vale já compreendem 38% de Tanamalia, e o povo já está sofrendo bastante com a destruição do meio-ambiente, e em especial, com a contaminação das águas.

O níquel está escondido não apenas no aço, mas também nas baterias dos carros elétricos. É por isso que a indústria do níquel na Indonésia está praticamente bombando. A Indonésia tem as maiores reservas de minério de níquel do mundo, e a Vale é quem opera a maior mina de níquel da Indonésia.

As maravilhosas paisagens de Tanamalia, na região de Sulawesi, são uma alegria para os olhos e para o coração. Mais da metade dessa área (53%) é coberta por floresta tropical, e os seus maravilhosos lagos tratam de prover a população com água de boa qualidade. As florestas das montanhas de Lumereo-Lengkona, como área da bacia hidrográfica, são extremamente importantes. Ao pé da montanha, no centro de uma paisagem de beleza tropical, as pessoas vivem bem da agricultura. Em 9% da área de Tanamalia, elas cultivam, sobretudo, pimenta.

No entanto a mineradora Vale - que no Brasil é conhecida pela tragédia ambiental de Brumadinho - quer aumentar ainda mais a sua área de concessão, que já agora ocupa 38% de Tanamalia, inclusive sem poupar a floresta tropical e as lavouras de pimenta.

“A exploração do níquel está ameaçando tudo que temos: a beleza e tudo que os lagos, fontes, córregos e florestas tropicais de Tanamalia fazem pelo meio-ambiente, bem como a fonte de subsistência de nossa comunidade Loeha Raya”, declara um agricultor de nome Slamet.

Já faz anos que os moradores estão protestando. Eles já mandaram um incontável número de cartas, e o tempo todo reforçam que jamais concordarão com a exploração de níquel em Tanamalia, tampouco com a sua expansão.

Mais informações:

https://www.salveafloresta.org/atualizacoes/12031/a-luta-das-mulheres-fortes-de-sulawesi-contra-a-exploracao-do-niquel

https://www.regenwald.org/pressemitteilungen/12045/demo-vor-der-tesla-fabrik-in-gruenheide-rettet-den-regenwald-kritisiert-raubbau-fuer-e-autos

https://walhisulsel.or.id/4290-loeha-raya-pepper-farmers-association-denies-pt-vale-indonesia-publication-community-in-loeha-never-agrees-on-mining-in-tanamalia/

https://www.business-humanrights.org/en/latest-news/indonesia-csos-issue-letter-to-vale-investors-concerning-sorowako-nickel-projects-environmental-social-human-rights-issues/

https://foejapan.org/en/issue/20240227/16345/

https://www.mongabay.co.id/2023/10/23/walhi-sulsel-sebut-nilai-valuasi-ekonomi-tanamalia-luwu-timur-rp36-triliun-per-tahun-vale-itu-perambahan-hutan/

https://www.mongabay.co.id/2024/02/01/aliansi-sulawesi-tampik-klaim-dampak-positif-hilirisasi-nikel/

Esta página está disponível nos seguintes idiomas:

Inscreva-se aqui agora para receber a nossa newsletter.

Continue informado e alerta para proteger a floresta tropical, continuando a receber a nossa newsletter!